SINGLE POST

Podcast talk about everything

ABOUT

Justiça proíbe governo de atacar a dignidade de Paulo Freire

Em decisão liminar, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu que o governo federal pratique qualquer ato institucional atentório a dignidade de Paulo Freire, educador e filósofo considerado o Patrono da Educação Brasileira que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo domingo (19).

A ação concedida pela juíza Geraldine Vital, de maneira provisória e em caráter de urgência — ou seja, ainda cabe recurso —, foi movida pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

Entre argumentos utilizados pelo MNDH, está a afirmação apresentada no plano de governo pelo então candidato à presidência Jair Bolsonaro em 2018, ao mencionar a ideia de “expurgar a filosofia freirina das escolas”. O grupo reitera que há “movimentos desqualificadores dos agentes do Governo Federal contra Paulo Freire”.

Na decisão, a juíza explica que “são garantidas as liberdades de expressão, mas não sem limites, notadamente as advindas do poder público que venham a distorcer os princípios e garantias presentes na Constituição”. Ela menciona também que “há risco de dano em não observar o reconhecido por meio da lei em torno da figura do Patrono da Educação Brasileira”.

Paulo Freire vs Bolsonaro

Em 2012, Paulo Freire foi declarado pelo Congresso Nacional o patrono da educação brasileira. Porém, o seu legado também é reconhecido ao redor do mundo. Pelo menos 35 universidades internacionais já concederam ao educador o título de doutor honoris causa.

No governo federal, tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto seus ministros e a base aliada fazem duras críticas ao método de ensino defendido por Freire. Os argumentos utilizados costumam associar a qualidade da educação brasileira a uma possível doutrinação marxista dentro das salas de aulas.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Starting a Business Instead of Going to College

Get Motivated By Working On Your Passion

I Struggle With Confidently Pricing My Services

Related Post